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Querido (a) aluno (a)

Nada lhe posso dar que já não exista em você e sim acrescentar. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é o fundamental para se abrir as portas do conhecimento.

Língua Portuguesa!

Língua Portuguesa!
Ingredientes: muitos erros, bastantes dúvidas e uma mão cheia de reflexões. Juntam-se esclarecimentos, correções e sugestões em quantidade generosa. Tudo polvilhado com bom humor. Porque queremos partilhar a nossa maneira de saborear a língua!

sábado, 27 de março de 2010

Produção Textual


Dinâmicas para Produção Textual - Quebra-gelo
Objetivos 
  • Socializar; Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual trabalho;  
  • Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa;  
  • Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;  
  • Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;  
  • Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
Oferecerei uma frase para cada aluno e irei propor que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, ideias e opiniões.
 

Partes do texto em negrito foram as frases sugeridas pela profa, as demais foram produzidas pelo aluno Fiorelo V. Júnior da 7ª série da Escola Municipal Olinda Peixoto.

Meu dia-a-dia 

Caminho sozinho pelas ruas da cidade olho em volta e observo que há uma falta de respeito entre as pessoas, como no trânsito e no comércio; eu queria que isso mudasse, observo também que várias pessoas são gentis e bem educadas. Hoje eu queria apenas de ser um exemplo para meus colegas nos meus estudos, meu modo de agir, também queria que meu dia fosse calmo. É muito difícil nos dias de hoje as pessoas serem educadas e também de serem felizes... Depois de um dia cansativo eu gosto de dormir e ter uma boa noite de sono. Ah! Como eu gostaria de passar de série este ano.  
 Meu dia fica completo quando eu leio a Bíblia a noite. Quando estou triste, gosto de ler ou desenhar, que me acalma e então me sinto melhor. Neste momento a primeira sensação que tenho é de satisfação, pois estou satisfeito com o dia que eu tive. Quando estou em paz comigo mesmo gosto de brincar com minha irmã e me divertir. Como eu gostaria de reviver o dia em que meus pais se casaram, também o dia em que eu aprendi a ler e ainda quando aprendi a andar de bicicleta.  
Dias felizes são aqueles em que eu acordo e tomo um belo café da manhã, quando eu brinco do que eu mais gosto, quando vou bem na aula, quando ajudo os outros e quando durmo bem. O meu maior sonho é conseguir ir para o paraíso feito por Jeová Deus. Minha maior alegria é poder servir a Deus da melhor maneira possível. Quando estou cansado e quero sair da rotina eu gosto de passear, tomar sorvete, brincar com meus primos e jogar vídeo game... 
Eu me sinto completamente feliz quando eu sou beneficiado por ter feito coisas boas. Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi à maneira com que meus colegas respeitam uns aos outros e aos professores. Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente percebe que apesar de haver injustiças, as pessoas têm um pouco de igualdade social.  
Quando abro a janela do meu quarto eu vejo a parede de concreto com a janela do banheiro. Se o tempo voltasse atrás eu gostaria de poder ver meus avós paterno, pois infelizmente morreram no mesmo dia em que eu nasci; gostaria de vê-los, pelo menos uma vez.

Estou aprendendo muito com você...

Oração do professor!

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe.
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Antonio Pedro Schlindwein

Inclusão, pense nisso!

Momento de reflexão!

A VOLTA DO VELHO PROFESSOR

Em pleno século XX, um grande professor do século passado voltou à Terra e, chegando a sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas altíssimas, as ruas pretas, passando uma sobre as outras, com uma infinidades de maquinas andando em alta velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor não conhecia (poluição, avião, rádio, metro, televisão...); os cabelos de algumas pessoas pareciam com os do tempo das cavernas... e as roupas deixaram o professor ruborizado.


Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou um susto com o padre que já não rezava mais em latim, com o órgão que estava mudo e com um grupo cabeludos tocando uma música estranha.

Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.

Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola - e, finalmente, sentiu um grande alivio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as cadeiras uma atrás da outra, o professor falando, falando e os alunos escutando, escutando, escutando...

E HOJE, SE O VELHO PROFESSOR VISITASSE SUA ESCOLA, COMO A ENCONTRARIA?

Educar um ato de muito amor.

Aprenda com os animais, ame ao próximo!

Fique ligado!

As maiores palavras da língua portuguesa são:

  1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa com uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (página 2242) em 2001.

  1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é nome da doença cuja palavra para o portador ocupa o primeiro. Também chamada de pneumoconiose — forma resumida e atual — é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Inclusive, a tal enfermidade é a maior palavra do inglês: pneumoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, com 45 letras, uma a menos que no português.

  1. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Contém 33 letras.

  1. Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a quarta maior palavra do nosso idioma. O maior advérbio da língua portuguesa descreve algo que é feito contra a constituição.

  1. Oftalmotorrinolaringologista, o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, ocupa o quinto lugar deste ranking, com 28 letras.

  1. Inconstitucionalissimamente ocupa sexto lugar. O advérbio, com 27 letras, é um sinónimo de anticonstitucionalissimamente. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records. Possui 27 letras e é um advérbio que designa o mais alto grau de inconstitucionalidade.

Tenha uma boa semana.

Tenha uma boa semana.

Vídeo

Reforma Ortográfica

O emprego do português no poema.

Pra distrair e observar os efeitos do vídeo.